
Considera-se, consumo moderado de álcool, para a maioria dos adultos, 2 doses por dia para homens e 1 para mulheres e pessoas idosas. Esta quantidade e freqüência provocam pouco ou nenhum problema à saúde. Mas então o que é uma dose de bebida alcoólica?
Veja alguns exemplos de doses:
1 copo de vinho de 150 ml
1 lata de cerveja de 350 ml
1 dose de destilado 40 ml
Apesar da definição do consumo moderado de álcool ter sido desenvolvida, esta quantidade definida pode ser prejudicial para algumas pessoas ou em algumas circunstâncias. O efeito do álcool depende do peso, do sexo e da idade e é sabido que algumas pessoas não devem beber:
Mulheres tentando engravidar ou grávidas;
Pessoas que pretendem dirigir ou fazer tarefas que exigem atenção e habilidade;
Pessoas tomando medicamentos que interagem com o álcool;
Pessoas recuperando-se da dependência de álcool;
Pessoas que não conseguem manter o consumo moderado de álcool;
Crianças ou jovens com menos de 18 anos.
Estudos têm demonstrado que o consumo de baixas doses de álcool, como definido acima, pode diminuir os riscos de morte por problemas cardíacos quando comparado a pessoas que não bebem ou que bebem mais do que esta quantidade.
É preciso deixar claro que se a pessoa não tem o hábito de ingerir bebidas alcoólicas, ela não deve começá-lo pois há outras formas de prevenir doenças do coração, como praticar exercícios e ter uma dieta saudável. Além disso, não podemos nos esquecer que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode aumentar o risco de problemas cardíacos e causar uma série de outros graves problemas de saúde, como cirrose.
Nenhum comentário:
Postar um comentário